Pages

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Sniper Elite V2

Existem poucas experiências por aí no mundo do gaming mais divertidas do que a de controlar um “sniper” no meio de um campo de batalha. Sniper Elite V2 proporciona-nos precisamente isso, neste “remake” do Sniper Elite original de 2005, nós voltamos a vestir a pele daquele que é a seguir ao “Kamikaze” o assassino mais temido do campo de batalha. Quando te virem já vai ser tarde demais, um só disparo vai resultar numa morte instantânea e assassinar alvos com uma arma de longa distância nunca foi tão espetacular. É assim Sniper Elite V2, um jogo divertido que nunca deixa a simulação meter-se no caminho de uma experiência imediata e divertida.

O cenário é a guerra, mais precisamente durante a “Batalha de Berlim” que para quem não sabe é a derradeira batalha da Segunda Guerra Mundial que culminou com a morte de Hitler e devolveu a paz ao mundo. Tal como já referi em cima, este jogo não é um simulador, se por um lado um dos seus grandes objetivos é o de fazer com que o gamer desfrute das sensações de um “sniper”, pelo outro ele não deixa de ser um jogo focado principalmente na diversão.
Sejamos francos, eu não sei até que ponto um verdadeiro jogo de simulação de “snipers” seria divertido, talvez até corresse o risco de ser considerado aborrecido. Eu acredito que o balanceamento entre o real e o irreal parece-me determinante neste tipo de jogos, por exemplo a maior parte dos gamers teria problemas em esperar 15 ou 20 minutos pelo disparo perfeito, talvez fosse mais realista dessa forma mas a desvantagem é que o público alvo do jogo seria consideravelmente menor.
Apesar disso na sua essência ele não foge da ideia base,pode simplificar e tornar as coisas mais fáceis para o jogador casual, mas nós continuamos a ser obrigados a saber “trabalhar” à distância e a utilizar “stealth“. Pode não se um simulador, mas Sniper Elite V2 merece uma menção especial porque nos consegue colocar efetivamente na pele de um “sniper“.

Toda a tensão, adrenalina de podermos abater um inimigo com um só disparo perfeito estão lá e fazem deste jogo um dos melhores títulos de “snipers” à nossa disposição. A jogabilidade é também ela simples, seja com um comando ou utilizando o teclado e rato, ninguém terá problemas para acertar nos alvos, porém o rato oferece uma maior precisão nestes casos.
Dependendo do nível de dificuldade em que jogamos a nossa tarefa tornar-se-á mais difícil, novamente o jogo nunca chega a tornar-se um grande simulador mas ter de calcular a velocidade do vento para compensar um tiro é sempre divertido.
Eu gosto sobretudo dos cenários e de todo o ambiente que nos rodeia, Sniper Elite V2 consegue reproduzir com precisão algumas das áreas destruídas pela Segunda Guerra Mundial e isso ajuda a que nós fiquemos mais envolvidos no jogo. Desde as localizações, passando pelos uniformes, alguns pormenores foram realizados com uma enorme exatidão e relembram-nos outros tempos em que a Europa estava em alerta.

O grafismo na versão do PC é bastante sólido e apesar de não estarmos perante um título revolucionário nesse departamento, ele cumpre. Obviamente o PC leva uma ligeira vantagem quando comparado com as consolas, pelo que se puderem optar comprem esta versão.

Quando isto acontece é porque atraímos demasiadas atenções…
Uma nota especial para a câmera de Raios X que aparece sempre que damos um tiro perfeito e dá-nos a possibilidade de vermos os estragos causados no corpo da vítima. Não há nada de realista neste momento, mas dá um gozo enorme vermos uma bala a viajar até chegar ao seu derradeiro destino. Preparem-se para verem corações e outros orgãos a serem despedaçados, há inclusive um temível tiro nos testículos que é capaz de ser dos mais hilariantes que já se viram num videojogo.
A inteligência artificial é um dos pontos negativos de Sniper Elite V2, há por exemplo momentos em que eliminamos um soldado no campo de batalha e os outros nem sequer dão por isso. As movimentações dos inimigos são previsíveis e abatê-los não é um grande desafio nem com a dificuldade no máximo.
Temos também um modo de multijogador no qual é possível defrontarmos jogadores de todo o mundo, mas infelizmente a ideia de “snipers” a “caçarem-se” uns aos outros no meio de um campo de batalha não funciona muito bem. Há alguns períodos de diversão que podem ser explorados, mas na minha opinião este não deve ser um jogo comprado a pensar na experiência de multijogador.
O mesmo não posso dizer sobre o modo de cooperação que é brilhante. Nele podemos partilhar toda a experiência com um amigo e aí sim o jogo transforma-se numa pequena pérola ainda mais divertida. Trabalhar em conjunto dá um gozo especial e não se espantem se encontrarem em Sniper Elite V2 um dos jogos de cooperação mais espetaculares que andam por aí.

Sniper Elite V2 é um jogo sólido, ele consegue oferecer-nos uma experiência interessante e coloca-nos na pele de um “sniper” como nenhum outro jogo tinha conseguido até à data. Dá um gozo enorme eliminarmos inimigos a distâncias inacreditáveis e a câmera de Raios X é a “cereja no topo do bolo“.
Há pequenos problemas como uma fraca inteligência artificial ou um modo de multijogador pouco memorável, mas em compensação podemos desfrutar de todo o modo de história juntamente com um amigo que na minha opinião é a melhor forma de o jogar.
Ao final do dia Sniper Elite V2 é um jogo divertido que opta por nos oferecer muita ação em detrimento de uma experiência mais autêntica de simulação. Jogar com um “sniper” nunca foi tão divertido!

0 comentários:

Postar um comentário